sábado, 1 de junho de 2013

Cromos à Benfica #1

Quando era miúdo, as colecções de cromos eram um verdadeiro vício. A sensação de abrir as carteirinhas só era superada pelo fascínio do ritual de colar os cromos, cuidadosamente, cada um no seu lugar. Muito tempo passei a folhear as páginas, à medida que a colecção ia tomando forma. Havia também um autêntico mercado de transferências no pátio da escola, onde todos aproveitavam os intervalos para tentar trocar os repetidos pelos cromos que faltavam, a fim de completar a colecção. Aproveitando o dia da criança, inicio hoje uma nova série neste blogue, dedicada aos cromos do Benfica. Neste caso os cromos são da caderneta de futebol da Panini da temporada 1993/1994 e estão acompanhados pelas respectivas descrições. Convém lembrar que em alguns casos as legendas das colecções Panini valiam mais que os próprios jogadores.


José Carlos Nepomuceno Mozer. Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 19 de Setembro de 1960. Mede 1,87 m e pesa 78 kg. Defesa. Proveniente do Olympique de Marselha. Internacional brasileiro. Jogou no Benfica nas épocas 87-88 e 88-89 e regressou ao clube lisboeta no Verão de 1992, depois de dois anos no futebol francês. Um dos melhores defesas centrais que actuam em Portugal.


António Augusto da Silva Veloso. Nasceu em São João da Madeira a 31 de Abril de 1957. Mede 1,78 m e pesa 68 kg. Defesa. Proveniente do Beira-Mar. Internacional. Está há treze épocas no Benfica, já tendo ultrapassado a barreira dos 300 jogos de campeonato pelo clube lisboeta. Polivalente, joga normalmente a lateral.


Hans Jurgen Stefan Schwarz. Nasceu em Malmoe, Suécia, a 18 de Abril de 1969. Mede 1,79 m e pesa 74 kg. Defesa. Proveniente do Malmoe. Internacional. O internacional sueco é um dos pontos fortes do actual Benfica. Joga pelo lado esquerdo sobressaindo pela regularidade do seu jogo e pela precisão dos seus centros.


Hélder Marino Rodrigues Cristóvão. Nasceu em Angola a 21 de Março de 1971. Mede 1,81 m e pesa 80 kg. Defesa. Provem do Estoril. Internacional. Pode jogar com igual eficácia como central, líbero ou «trinco». A época passada foi o jogador-revelação do Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário